ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Pergunta | Resposta]

Ainda o Ciberdúvidas e o Acordo Ortográfico

[Pergunta] Se escrevem conforme o novo AO não tem a mínima legitimidade para falar a favor ou contra....não passa de uma página que escreve com erros ortográficos.

José Borges de Azevedo :: ::

[Resposta] O comentário colocado recentemente no Facebook do Ciberdúvidas, que acima se reproduz, por ilustrar equívocos que persistem quanto à querela à volta do Acordo Ortográfico, cujo período de transição em Portugal terminou no dia 13 p.p., justifica  um regresso ao tema. Assim:

1. O Ciberdúvidas passou a seguir o Acordo Ortográfico, tal como foi oportunamente esclarecido, a partir do momento em que ele passou a ser adotado oficialmente em Portugal (nomeadamente no ensino básico e secundário do país, área precisamente de onde nos chega parte substancial das consultas linguísticas), depois de o mesmo ter já acontecido no Brasil (o país de maior e mais regular acesso ao Ciberdúvidas).

2. Em Portugal e no Brasil as novas regras foram e estão a ser seguidas, seja nos organismos oficiais, seja nas maiores empresas do setor privado, nas legendas do cinema e da televisão, assim como pelas principais editoras e órgãos de informação.

3. Por lei, são elas que vigoram – não fazendo, pois, qualquer sentido a invocação de que quem escreve conforme o Acordo Ortográfico «escreve com erros ortográficos». Ainda por cima, vindo de quem escreve o arrevesado acima exposto...

4. Seguindo no entanto as novas regras ortográficas, o Ciberdúvidas tem também, entre os seus consultores, quem não as siga, com total liberdade para escrever segundo a anterior grafia. E não deixou, nunca, também nesse campo, de cumprir os preceitos que segue, desde a sua criação, há 18 anos, em toda e qualquer matéria mais controversa respeitante à língua portuguesa: a separação clara entre informação e opinião.

5. Precisamente por isso, o Ciberdúvidas tem em arquivo, permanentemente disponível, em rubrica para tal criada, como em nenhum outro espaço na Internet ou noutro qualquer suporte, tanto e tão diversificado material do que se foi publicando nos últimos 20 anos sobre o Acordo Ortográfico de 1990, pró, contra, de natureza meramente informativa ou com distanciamento reflexivo.

6. Só não entende esta posição quem, no afã extremista das suas próprias opiniões, quereria que o Ciberdúvidas deixasse de ser o que é – um espaço ao mesmo tempo de esclarecimento, informação, reflexão e polémica sobre a língua portuguesa (e não apenas na perspetiva de Portugal mas de todos os oito países de fala comum) – e se prestasse, de algum modo, à instrumentalização desta ou daquela campanha.

7. Seja contra ou a favor do Acordo Ortográfico, a TLEBS, as Metas Curriculares ou qualquer outra querela da área da língua, mais ou menos extremada, nunca o Ciberdúvidas alienará os seus princípios e razão de ser. Custe-nos o que custar de animosidades e diatribes na blogosfera.

José Manuel Matias/José Mário Costa :: 30/11/1999

[Últimas Respostas]
«O Bazófias» = rio Mondego (Portugal)
Fantasma: nome sobrecomum
«Há quinze dias que...»
«Uma vez dois», «duas vezes dois»
Hendíadis = hendíade
Particularidades do verbo correr
Olhò e vivà
Gulodice = gulosice
Armagedão e Armagedom
«Print Without Saving»: como fica em português?

Mostra todas

Ciber Escola Ciber Cursos