ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Griséu, um regionalismo do Algarve
— herança do período moçárabe na Península Ibérica

Como temos referido, embora o consultório esteja fechado até setembro, há ainda perguntas que esperam vez para ser divulgadas. Por exemplo, o que significa a palavra griséu? Os falantes de grande parte do Algarve devem saber: como se explica numa nova resposta, trata-se  de um regionalismo que nos transporta até aos tempos do conflito entre cristãos e muçulmanos, quando, além do árabe, também se falava moçárabe no sul do território ibérico. Entretanto, a rubrica Ensino passa a disponibilizar ligações para páginas da Internet que contêm jogos e passatempos sobre gramática e norma-padrão. Por exemplo, quando se fala de pneus, dizemos que têm aderência, ou adesão ao piso? E qual é o plural de aval? Ou, ainda: "dignitários", "dignatários" ou "dignos" (eclesiásticos)? As respostas – no total de 45 a outras tantas perguntas que põem à prova qualquer falante da língua portuguesa – estão aqui. Lembramos ainda que se mantém acessível todo o arquivo de mais de 30 mil respostas do Ciberdúvidas, além de um conjunto diversificado de textos sobre a língua portuguesa (consultar pelo motor de busca).


Decorre de 21 a 24 de julho o XI Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, que a Universidade de Cabo Verde realiza na cidade do Mindelo (ilha de São Vicente). Sobre este acontecimento, leia-se o dossiê que o JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias lhe dedica.


A Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos dão acesso livre a materiais diversificados para o ensino-aprendizagem do Português (língua materna e não materna) e também organizam cursos para estudantes estrangeiros  (Portuguese as a Foreign Language). Mais informações na rubrica Ensino e no Facebook.


Por último, os nossos agradecimentos a quantos, atendendo ao apelo SOS Ciberdúvidas, nos têm ajudado com os seus contributos a manter este espaço de esclarecimento, divulgação e debate de temas da língua portuguesa.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 21/07/2014


Aberturas anteriores

Creative Commons License Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons
[Destaques]
Como vamos de português… básico?
A etimologia de griséu
Espiar
«Já pressionou o “asterísTIco”»?
Cento e cem
A classe de mais antes de um numeral («mais de trinta»)
A origem de escova
Mambos da Língua:
40.º e 41.º episódios
Ciberescola promove ensino e aprendizagem do Português como Língua não Materna

Mostra todas as respostas

Ajuda

RSS

Facebook

Aplicação

Ciber Escola Ciber Cursos