ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

O regresso do «tu-cá-tu-lá do português de Angola», com os Mambos da Língua

mwilaEstá de volta o programa Mambos da Língua – O tu-cá-tu-lá do português em Angola, Mambos da Língua, uma parceria do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa com a Rádio Nacional de Angola, que o transmite em todos os seus canais nacionais e provinciais. Trata-se de um espaço didático de curtos apontamentos diários à volta de palavras, frases e expressões dos usos do português, escrito e falado, em Angola (ler sinopse aqui). As oito novas emissões* deste programa estão também disponíveis nestas páginas, via YouTube.

[* São estes os oito novos episódios, disponíveis desde esta data: 43.º – A origem e o significado de quinguila/kinguila; 44.º – Mulambamulemba + mukanda (três palavras angolanas parónimas); 45.º – Esquadrilha; 46.º – O plural de corrimão47.º – Sobre a crase (1) [«...ir à escola»]; 48.º – Sobre a crase (2) [a + a = à, em + a = na, etc.]; 49.º – A diferença dos plurais em português e nas línguas bantas; 50.º – Consertar ≠ concertar.]


Que traz esta nova atualização? Ora vejamos:

– Em O Nosso idioma, assinalando o Dia Mundial do Abraço, Sandra Duarte Tavares apela ao uso bom do português, capaz de transmitir a afetividade de que se faz também a comunicação linguística. Às vezes, como é o caso em apreço, basta uma troca da ordem do adjetivo empregado...

– Na mesma rubrica, é divulgado um texto que constitui a participação da professora Isabel Casanova (Universidade Católica Portuguesa) na mesa-redonda Portugal no mundo – A língua portuguesa e os seus embaixadores, uma iniciativa da Universidade Europeia decorreu em Lisboa, em 13 de maio de 2015.

– E no consultório, comenta-se o uso de que em «há quinze dias que estudo português», considera-se a possibilidade de classificar fantasma como nome sobrecomum, e explica-se porque é o rio Mondego também conhecido por «o rio Bazófias». 


 O programa Língua de Todos regressa na sexta-feira, 22 de maio, às 13h30** (na RDP África; com repetição no dia seguinte, 23 de maio, às 9h10**), e o Páginas de Português, no domingo, 24 de maio (às 17h00**, na Antena 2). Tema em comum: o ensino do português, quer como lingua materna, quer como  língua não materna (mais informações na Abertura de 20 de maio p.p.).

** Hora oficial de Portugal continental.


Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 22/05/2015


Aberturas anteriores

Creative Commons License Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons
[Destaques]
Mambos da Língua: A origem
e o significado de quinguila/kinguila
Oitocentos anos de língua portuguesa:
«uma língua não nasce;
uma língua vai nascendo»
Uso bom das palavras
«O Bazófias» = rio Mondego (Portugal)
Fantasma: nome sobrecomum?
«Há quinze dias que...»
"Ponto de encontro da língua portuguesa",
21 e 22 de maio, na Univ. de Coimbra
O ensino de português a estrangeiros
no programa Língua de Todos
Os maus resultados dos candidatos
a professores de português
no programa Páginas de Português

Mostra todas as respostas

Ajuda

RSS

Facebook

Aplicação

Ciber Escola Ciber Cursos