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Prova de avaliação de professores vista à lupa em Portugal

Em Portugal, a divulgação em 26/01/2015 dos resultados da polémica Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidade (PACC), realizada em dezembro de 2014 por numerosos professores contratados, levou a comunicação social a focar os erros de ortografia, pontuação e sintaxe detetados no item 33 (resposta extensa orientada). As percentagens que o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) revelou em comunicado de imprensa – 19,9% das respostas continham 5 ou mais erros de ortografia, enquanto igual número de erros se registou em relação à pontuação de 16% respostas (a sintaxe «evidencia melhor desempenho») – suscitaram vários comentários, alguns para defender a prova, outros dela fortemente críticos (inclusive, sobre o português de quem a redigiu). Mas, na deteção dos erros ortográficos, uma questão está por esclarecer: terá sofrido penalização quem ignorou o novo acordo ortográfico? Convém observar que o acordo ortográfico de 1990 (AO 90) está a ser aplicado nas escolas portuguesas desde setembro de 2011 (na administração pública, desde janeiro de 2012). Mas deve igualmente lembrar-se que, em Portugal, até 13 de maio de 2015, o AO 90 coexiste com um documento normativo anterior, o de 1945.


Será adequado referir uma mulher apenas pelo apelido (ou sobrenome)? Que significarão estas palavras invulgares: pubarca, culassa, cnémico e descimbramento? E que é uma vogal anterior? As respostas estão todas no nosso consultório. No Correio, uma consulente dirige palavras de apreço pelo respeito que o Ciberdúvidas evidencia pela diversidade da língua portuguesa.


 No programa Língua de Todos (sexta-feira, 30 de janeiro, às 13h30*, na RDP África, com repetição em 31/01, às 9h10*), o professor Bruno Gonçalves, da Universidade Aix-Marseille, comenta um estudo universitário recentemente publicado que conclui que a «influência de uma língua se mede pela capacidade de ligar línguas distantes». O Páginas de Português (domingo, 1/02, às 17h00*, na Antena 2) tem dois convidados: Marisa Mendonça, diretora do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, para fazer um balanço dos primeiros meses à frente do instituto e dos projetos; e Francisco Ramos, do Observatório da Língua Portuguesa, para um comentário às estatísticas disponíveis sobre a língua portuguesa; por último, uma referência às celebrações do centenário da revista Orpheu, marco fundamental da história do Modernismo português.

* Hora oficial de Portugal continental, ficando também disponível via Internet, nos endereços de ambos os programas.


Ciber EscolaA Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos mantêm gratuito o acesso a rmateriais de apoio ao ensino e à aprendizagem do português (língua materna e língua não materna) e continuam a organizar cursos para estudantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Pormenores no Facebook e na rubrica Ensino.


Com o apelo SOS Ciberdúvidas, pedimos apoio para o serviço aqui prestado  conseguir enfrentar os custos da sua manutenção, continuando a promover a língua portuguesa nas suas diferentes facetas. Desde já agradecemos os contributos que nos fizerem chegar (para envio, ver as instruções indicadas nesta página).

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 30/01/2015


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[Destaques]
A designação das mulheres só pelo apelido
Descimbrar e descimbramento
Pubarca
Cnémio e cnémico
Culassa
«Comeu-se desses biscoitos»: se indefinido
Qual é o feminino de bispo?
Ciberescola: ensino em linha
SOS Ciberdúvidas

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