ciberduvidas Ter dúvidas é saber. Não hesite em nos enviar as suas perguntas. Os nossos especialistas e consultores responder-lhe-ão o mais depressa possível.

[Abertura]

Peregrinação: «um olhar especial sobre as palavras»

Enquanto decorre a época da Páscoa, o consultório faz uma pausa (o regresso é já na segunda-feira, 21 de abril), mas as demais rubricas continuam a receber novos artigos. Assim, Paulo J. S. Barata dá conta, no Pelourinho, de mais uma ocorrência de pleonasmo no discurso mediático. E, já que o período festivo convida à calma e à reflexão, tornemos à (re)leitura dos clássicos da nossa língua comum. É o que propõe O Nosso Idioma, onde Ana Sousa Martins evoca Fernão Mendes Pinto (1509?-1583?) e a sua Peregrinação, observando: «[...] ao ler a Peregrinação ganha-se uma sensibilidade, um olhar especial sobre as palavras e o percurso que elas fazem ao longo dos séculos até aos dias de hoje.» Para contextualizar esta obra ímpar – e para conhecer igualmente as virtudes e os defeitos associados à expansão da língua portuguesa no Oriente –, acompanhe-se o seguinte vídeo (documentário de 2009, também disponível no portal Ensina da RTP):

Entretanto, como sempre, ficam ainda disponíveis para pesquisa as mais de 32 000 respostas  em arquivo, bem como os quase 3000 textos  que se podem consultar nas diferentes rubricas do Ciberdúvidas (Pelourinho, O Nosso Idioma, Ensino, etc.).

Boa Páscoa!


A Ciberescola da Língua Portuguesa e a plataforma associada Cibercursos mantêm abertos os seus cursos individuais para falantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Informações no Facebook e na rubrica Ensino.


Reitera-se o apelo SOS Ciberdúvidas, com o qual se pretende viabilizar o serviço aqui prestado graciosamente e sem fins lucrativos, em torno da  língua portuguesa em toda a sua diversidade. O nosso obrigado a quantos entenderem ajudar-nos.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 16/04/2014


Aberturas anteriores

Creative Commons License Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons
[Destaques]
A importância linguística e literária da Peregrinação
(Não) «terminar com um ponto final»!
Mambos da Língua...
o tu-cá-tu-lá do português de Angola
Mantícora
O uso de transplantado por metonímia
Ciberescola/Cibercursos da Língua Portuguesa - apelo a divulgação
Amigos do Ciberdúvidas

Mostra todas as respostas

Ajuda

RSS

Facebook

Aplicação

Ciber Escola Ciber Cursos